A Genealogia em Portugal

Fazer o estudo genealógico da família é uma forma de conhecermos os nossos antepassados, sem os quais hoje não estaríamos aqui. Temos memória bem presente dos nossos pais e avós, por nos serem chegados e convivermos na mesma época, alguns até têm o privilégio de conhecer bisavós, mas é um facto, que os avós dos nossos avós não nos dizem nada, não os conhecemos, não sabemos os seus nomes nem onde viveram. São estranhos para nós, mas não eram estranhos aos nossos avós, também eram, por sua vez, pessoas que lhes eram muito queridas.

Árvore genealógica de Ludwig Herzog vonWürttemberg
Árvore genealógica de Ludwig Herzog vonWürttemberg (reinou na Alemanha entre 1568 e 1593)

Para preservar a memória dos nossos antepassados, fazemos o estudo da nossa árvore genealógica, conhecer os nomes dos nossos antepassados, conhecer e compreender a origem do nosso apelido, onde moraram, onde e quando nasceram, onde e quando casaram e eventualmente saber onde e quando faleceram.
A consulta dos registos paroquiais, aos quais se tem fácil acesso, visto que se encontram digitalizados e disponíveis online no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, indexados por distrito, concelho e freguesia no site tombo.pt, ou no site Nós Portugueses, é um dos pontos de partida para descobrirmos quem eram os nossos antepassados e muitas vezes até ficamos a saber quais eram as suas profissões.

É com este propósito que estou a fazer o estudo genealógico da minha família, de origem beirã, e assim dar a conhecer ao mundo dados processados por mim, mesmo de outras famílias beirãs, enquanto prossigo com esta investigação, e assim partilhar mais informações que podem ser úteis a outros, sobre este fantástico mundo da Genealogia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim Gil Pinheiro, o Comendador do Alcaide

Título de Tabordas

Carta de pedido de Brasão de Armas de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire