Título de Tabordas

Na continuação da minha pesquisa sobre a família Taborda de Vale de Prazeres...

Brasão da família Taborda

Existe um livro na Torre do Tombo, organizado no tema "Genealogias Manuscritas", cota 21-F-46, onde se inclui um documento chamado de "Título de Tabordas", escrito em 1791 em Penamacor, por Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, que reune a informação sobre a família Taborda, incluindo a informação da origem da família Taborda em Portugal. Apresenta os vários ramos da família Taborda em Portugal, como os Tabordas Chefes (primogénitos), os Tabordas de Portugal, os Tabordas de Vale de Prazeres, os Tabordas de Penamacor, etc.

Este documento está digitalizado no Arquivo Nacional Digital da Torre do Tombo (Digitarq), sob o tema "Miscelânea Genealógica" e pode ser lido a partir da imagem 91 (PT-TT-GMS-F46_m0091.tif).

Árvores genealógicas online onde se incluem Tabordas descritos neste documento:
Este documento Título de Tabordas, começa por indicar a origem do nome Taborda.
Este apelido deriva dos Taboadas, ilustres fidalgos e ricos homens das Astúrias e Galiza e Senhores de muitas terras, que viviam na corte em Madrid. Os Tabordas que passaram para Portugal, pertenciam a esta família dos Taboadas e eram oriundos da Casa de Taboada, na Galiza, onde estes fidalgos viviam: 
- Garcia Rodrigues Taborda, o primogénito e varão desta família
e os seus primos (ou sobrinhos):
- Álvaro Gonçalves Taborda
- Gonçalo Vasques Taborda
- João Fernandes Andeiro (supõe-se que seja Taborda pela parte da mãe).

 Estes fidalgos eram favorecidos por El-Rei D. Pedro I, o Cruel, de Castela, assassinado pelo seu irmão El-Rei D.Henrique II, o Bastardo, de Castela, na Batalha de Montiel. Como estes e outros fidalgos não apoiavam El-Rei D.Henrique II, e procuravam vingar a morte de D. Pedro I de Castela, vieram oferecer os seus serviços, criados, vassalos e promessas de apoios de muitas terras de Castela (que se verificou ser verdade), a El Rei D. Fernando I de Portugal.
D. Fernando aceitou receber estes fidalgos galegos no Reino de Portugal, atribuindo-lhes terras e senhorios em troca. É desta forma que os Tabordas se estabelecem nos vários povoados de Portugal. Isto por volta do ano de 1360.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim Gil Pinheiro, o Comendador do Alcaide

Carta de pedido de Brasão de Armas de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire