Darro - Navio de emigração de Portugal para o Brasil

Num post anterior apresentei 2 antepassados meus que emigraram para o Brasil.
Um deles viajou no navio Darro em inícios de 1926, enquanto que o outro viajou no navio Darro, no mesmo ano.

O navio a vapor Darro, foi construído em Belfast, por Harland & Wolff Ltd, em 1912. Tinha 152 metros de comprimento, com peso bruto de 11 484 toneladas, sendo propriedade da Royal Mail Steam Packet Company. Era um navio de casco de ferro, com uma chaminé e dois mastros.
Foi lançado ao mar no dia 16 de Maio de 1912. Tinha acomodações para 90 passageiros em 1º classe, 40 passageiros em 2ª classe e 860 passageiros em 3ª classe, e que viajavam em amplos salões com beliches e camas individuais, com banheiros colectivos e mesas para três refeições diárias.
Fazia a rota entre a Europa e a costa leste da América do Sul e era um dos navios da série D: Deseado, Desna, Demerara, Darro e Drina, sendo todos nomes de rios. O Darro tem o nome de um dos rios que banha Granada, em Espanha.

Colidiu com o barco SS Mendi, a 21 de Fevereiro de 1917, numa madrugada de nevoeiro, no Canal da Mancha, com afundamento do SS Mendi e com grandes perdas de vidas neste último (mais de 600 pessoas).

Operou até 1933, ano em que foi desmontado em Osaka, Japão.

Fotografia do navio a vapor Darro
Fotografia do navio a vapor Darro

Postal do navio a vapor Darro
Postal do navio a vapor Darro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim Gil Pinheiro, o Comendador do Alcaide

Título de Tabordas

Carta de pedido de Brasão de Armas de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire