Portugueses no Brasil
Portugal e Brasil no mundo |
A emigração de Portugal para o Brasil foi muito comum durante períodos da História, em busca de vidas melhores que não se encontravam em Portugal. Um desses factores foi a 1ª Guerra Mundial, o regime Salazarista, ou simplesmente porque não tinham condições económicas em Portugal.
Imensos portugueses foram desta forma para o Brasil, em navios, para trabalhar por exemplo na apanha do café.
Desta forma, vou reunir informações sobre arquivos onde localizar esta informação, disponibilizados nesta página sobre Arquivos do Brasil.
Nos meus antepassados, consegui localizar o pedido do passaporte de 2 antepassados, irmãos. Junto do pedido de passaporte está um duplicado do assento paroquial de batismo, o termo de identidade com foto, autorização para se ausentar do Exército com foto; e respectiva emissão de passaporte no Arquivo Distrital de Castelo Branco; também localizei o respectivo cartão de imigração em São Paulo, no FamilySearch, onde consta o nome do navio que os levou para o porto de São Paulo.
E aqui deixo a informação recolhida sobre os 2 irmãos.
1. Fernando Querido Salvado, n. 23-12-1803, Alcaide, freguesia do Fundão, distrito de Castelo Branco, filho de António Alves Querido e de Maria S. João Ramos.
Fez o pedido de passaporte em Castelo Branco, com destino a São Paulo, Brasil, onde consta que é solteiro.
Desembarcou no porto de Santos, em 13-2-1926, pelo navio a vapor DARRO. No cartão de emigração, revalidado a 30-11-1942 consta que é casado e é operário de profissão. Em 30-1-1950 revalidou a sua carteira para 1 ano.
![]() |
Termo de identidade de Fernando Querido Salvado, com foto, anexado no pedido de emissão de passaporte. |
![]() |
Documento militar de Fernando Querido Salvado, com foto, anexado no pedido de emissão de passaporte. |
2. António Querido Salvado, n. 8-8-1901, no Alcaide, freguesia do Fundão, distrito de Castelo Branco, filho de António Alves Querido e de Maria S. João Ramos.
Fez o pedido de passaporte em Castelo Branco, com destino a São Paulo, Brasil, onde consta que é solteiro.
Desembarcou no porto de Santos, em 6-12-1926, pelo navio a vapor BADEN. No cartão de emigração, diz que seu nome é António Querido Salvador, mas o nome dos seus pais e data de nascimento batem certo com o indicado acima. Neste cartão com data de expiração a 21-3-1949 consta que é solteiro e é operário de profissão, mas que se encontra desempregado. Em 5-4-1949 obteve um visto no seu passaporte, dizendo que segue para Portugal, ida e volta.
![]() |
Termo de identidade de António Querido Salvado, com foto, anexado no pedido de emissão de passaporte. |
![]() |
Documento militar de António Querido Salvado, com foto, anexado no pedido de emissão de passaporte. |
Comentários
Enviar um comentário